Herpes – O que é? Sintomas e Tratamentos

Existem dois tipos de doença que pode causar essa enfermidade.

Causada por um vírus, o herpes simplex 1 (HSV), essa contaminação se inicia com uma coceira nos lábios e segue com uma coceira até que, finalmente, eclodem as bolhas. Por fim, elas se transformam em feridas.

A transmissão acontece pela saliva, beijos, itens contaminados levados à boca e entre outros. Por isto, é bem comum que o primeiro contato com o HSV aconteça também na infância.

Herpes

A bactéria invade o corpo, percorre a mucosa da boca e se instala em terminações nervosas, preferencialmente nos gânglios. Ao se instalar ele não provaca nenhum sintoma. Ele apenas começa atacar momento em que a defesa da pessoa esta enfraquecida – por conta do stress, corpo enfraquecido, gripe e entre outras doenças que diminuem a imunidade.

Neste exato momento, a bactéria sai do gânglio e vai até a pele onde se instala e se torna visível a olho nu, se tornando uma ferida. A enfermidade desaparece quando a imunidade volta a se restabelecer: seu ciclo costuma ser de cinco a doze dias.

Uma alteração desta bactéria, sendo a forma 2, é encarregada pelo advento de lesões na região da vulva, pênis, ânus e virilha. Para evitá-las, a orientação é utilizar preservativos ao longo das relações sexuais. Até visto que as feridas potencializam o perigo de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como AIDS.

Os dois tipos abrangem uma coisa em comum: uma vez que penetram no corpo, de modo algum são eliminados. O essencial, então, é preservar as defesas do corpo em dia e moderar os eventuais sinais quanto antes.

Sintomas

  • Coceira
  • Formigamento
  • Dores
  • Bolhas
  • Feridas

Se você tiver alguns destes sintomas procure um médico dermatologista.

Tratamentos

Para diminuir a concentração da Herpes no corpo e, assim, a frequência de lesões e a intensidade de manifestações futuras, o médico especialista às vezes recomenda a utilização de medicamentos antivirais.

O ideal é começar aumentar os banhos, ainda mais no ciclo da coceira. Com isto, o banho abrevia a crise e minimiza o alastramento da doença – no momento em que as bolhas e feridas rompem, o vírus se torna mais contagioso.

Herpes Tratamento

Lavar bem as mãos é essencial para evitar o alastramento do vírus, como nariz e olhos. E nem sequer pense em furar as bolhas. Isto apenas servirá para intensificar a dor, alastrar a bactéria e adiar a cicatrização.

Veja também:

Que remédios devemos levar em viagens?

Gastroenterite

Falta de sono, Insônia

E mais:

Definição de Herpes, Wikipédia.