Conheça os benefícios da linhaça

Semente do linho com o nome cientifico Linum usitatissimum, mais conhecida como linhaça e é usada na culinária. Sua planta é conhecida a partir de 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia. Ela é considerada um alimento operante, abrangendo vantagens para o coração, intestino e até inclusive prevenindo alguns tipos de carcinoma. Porém a vantagem da linhaça é o emagrecimento, uma vez que suas fibras atuam na liberação da dextrose no sangue e reduzem, por registro, a concentração de gordura no corpo. E também é uma alternativa de cereal sem glúten.

Linhaça

Os tipos de linhaça

Há 2 tipos de linhaça de cor castanha e dourada, porém elas não apresentam grandes diferenças nutricionais, a não ser um pouco mais de ácidos-graxos ômega 3 e 6 na primeira, porém são condições que são capazes de variegar de acordo com a região no qual ela foi plantada, por adágio. A linhaça similarmente é muito rica em lignanas, substâncias bastante parecidas com estrógeno e por isto chamadas de fitoestrógenos, que estão relacionadas a proteção em oposição a o carcinoma de mama e à saúde dos ossos das mulheres.

As fibras são outra fonte alimentar em destaque presente na linhaça. A quantidade recomendada é de 10 gramas por dia, quase meia colher de sopa, possuindo 3,35 gramas de fibras. Como precisamos beber até 25 gramas ao dia, ela possui 13% da porção diária recomendada.

Suco com linhaça

As vantagens
Auxilia a perder peso por ser rica em fibras, o uso da linhaça com mais alimentos produz uma proteção no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea bastante mais lenta. Desta maneira, não há picos glicêmicos e é necessário usar pouca insulina, hormônio encarregado pelo armazenamento de gordura. No momento em que possuímos muita insulina circulando pelo corpo, depressa sentimos a necessidade de beber mais alimentos que trarão dextrose ao nosso corpo, no caso de alimentos como pães, bolos, biscoitos e doces, que engordam. Como se não bastasse, a simples figura da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz acumular mais a gordura no tecido.

A linhaça é bom para o coração?

Há algumas controvérsias sobre isto. É um feito que o ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que age reduzindo os graus do colesterol LDL (adverso) e aumentando os de HDL (colesterol bom). No entanto, as frações responsáveis por isto são o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA), duas frações desse ácido adiposo mais encontradas nos peixes, como o salmão.

 

Veja também estas matérias:

Pesquisa da Unicamp mostra que linhaça ajuda na prevenção e tratamento de inflamações no intestino, G1.

Linhaça, Wikipédia.

Você também pode gostar de ver:

Tratamento fácil utilizando apenas gelo